Validar horário de atendimento usando Inteligência Artificial

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje iremos ver como validar se um atendimento está ou não no horário de atendimento, caso esteja iremos interagir com um modelo de inteligência artificial.
A ideia que as interações sejam monitoradas por um humano e sofra intervenções quando necessário, uma vez que a nossa inteligência artificial está em evolução para atender plenamente o usuário.


Tópicos:

  • Modelo e Datas
  • Agente com verificação de horário de atendimento
  • Solução híbrida utilizando codificação
  • Fluxo para Download

Modelo e Datas

Modelos de inteligência artificial, como os que usamos hoje, são treinados com dados disponíveis até uma determinada data e não possuem informações atualizadas em tempo real.

  • Eles não têm acesso a informações ou eventos que ocorreram após essa data de treinamento.

Para obter informações atuais, é necessário incluir no sistema uma função que forneça dados atualizados, como a data e a hora atuais.

  • Por exemplo, enviar informações como { dayInfo, hourInfo } para o modelo.

Benefícios da Integração:

  • Com dados atualizados, o modelo pode tomar decisões mais informadas.
  • Isso melhora a relevância e a precisão das respostas, especialmente em contextos que dependem de informações atuais.

Em nosso fluxo, a caixinha “recupera_datas” possui um código que irá gerar para o modelo informações do dia atual, para que ele possa tomar a decisão:

{
    "dayInfo": "Hoje é Sexta-feira, 11/04/2025",
    "hourInfo": "Hora atual: 11:24:09"
}

Agente com verificação de horário de atendimento

Um agente pode ser configurado para verificar se uma empresa ou serviço está dentro do horário de funcionamento.

No system message, podemos incluir dados como a hora atual e o horário de funcionamento do serviço.

  • Por exemplo, enviar informações como { dayInfo, hourInfo }.
  • Horário de atendimento: Segunda a quinta-feira, das 08:00 às 17:00. Sexta, sábado e domingo: não há atendimento

Tomada de Decisão pelo Modelo:

  • Com essas informações, o modelo pode decidir se o serviço está disponível no momento.
  • Isso permite que o agente forneça respostas precisas sobre a disponibilidade do serviço.

Benefícios da Verificação de Horário:

  • Melhora a experiência do usuário ao fornecer informações em tempo real.
  • Evita frustrações ao informar imediatamente se o serviço está aberto ou fechado.

Em nosso fluxo, a caixinha “AI Agent” possui um system message que irá verificar se a hora atual está inclusa no horário de atendimento da empresa.

  • Modifique a linha “Horário de atendimento: Segunda a quinta-feira, das 08:00 às 17:00. Sexta, sábado e domingo: não há atendimento” conforme desejado.

Solução híbrida utilizando codificação

Em nosso fluxo, adicionamos uma solução híbrida com programação. Ela combina lógica programática simples com inteligência artificial para gerenciar interações com usuários de forma eficiente.

Função de Verificação de Horário:

  • Uma função programada, como verifica_se_esta_horario_atendimento, é usada para determinar se o horário atual está dentro dos horários de funcionamento definidos.
  • Utiliza uma estrutura de dados (const horarios) para armazenar os horários de atendimento para cada dia da semana.

Integração com IA:

  • Se o horário atual estiver dentro do horário de atendimento, a interação pode ser direcionada para uma inteligência artificial.
  • Caso contrário, uma mensagem automática informa que o serviço está fora do horário de atendimento.

Vantagens

  • Eficiência de Recursos:
  • Reduz o uso desnecessário de recursos de IA fora do horário de atendimento, economizando custos operacionais.
  • A programação simples é mais econômica do que manter uma IA ativa continuamente.
  • Precisão e Clareza:
  • Garante que os usuários recebam informações precisas sobre a disponibilidade do serviço.
  • Evita frustrações ao informar claramente quando o serviço está indisponível.

Modificar horário de funcionamento:
Modifique na caixinha “verifica_se_esta_horario_atendimento” com o seu horário de atendimento.

  • De um lado temos os dias da semana e do outro os horários.
  • Utilize o formato
Mais de um horário: [["08:00", "12:00"], ["13:00", "17:00"]],
Um horário: [["08:00", "17:00"]],
Sem horário: [],

Fluxo para Download

Disponibilizamos abaixo o fluxo N8N para download, ele pode ser facilmente importado na sua aplicação.
Basta entrar em um novo fluxo do N8N selecionar “…”, escolher “Importar de arquivo” e selecionar o arquivo que você baixou.
Lembre-se de inserir as credenciais corretamente para que o fluxo funcione conforme esperado.