Chatbot com informações de produtos de uma loja Magento

Olá, tudo bem?

No post de hoje iremos descobrir como criar um chatbot que estará conectado com uma ferramenta e-commerce.

Tópicos:

  • Objetivo
  • Agente de Inteligência Artificial
  • Modelo
  • Memória
  • Ferramentas
  • Ferramenta – Novidades
  • Ferramenta – Produto
  • Ferramenta – Filtro por preço

Objetivo

Conectar uma ferramenta chatbots a um e-commerce, tornando-se possível desse chatbot trazer informações como: pesquisar produtos, status de pedido, solução de dúvidas e outras funcionalidades.
O foco desse post será nas funcionalidades a serem atribuídas ao chatbots, criando um fluxo que pode ser utilizado por múltiplos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook…). Caso tenha dúvidas de como integrar com esses canais, veja os posts:

  • Telegram: https://alemdoscript.com.br/automacoes/telegram/2025/explorando-funcionalidades-do-telegram-com-o-n8n/
  • Whatsapp: https://alemdoscript.com.br/automacoes/whatsapp/2025/conectando-whatsapp-com-o-n8n/
    O mesmo se aplicada a plataforma e-commerce utilizada. Utilizaremos como exemplo a plataforma Magento, porém pode ser adaptado para outras plataformas como Shopify, Tray, e etc.

Dividiremos por partes as funcionalidades, hoje iremos ver as funcionalidades relacionada aos produtos: Recuperar produtos, Filtrar por Nome, Buscar as novidades e Filtrar a partir de uma faixa de preço.

Agente de Inteligência Artificial

Em nosso agente de inteligência artificial vamos adicionar algumas instruções:

Olá, eu sou Gaia, a inteligência artificial da loja **Moda Intergaláctica**! 🚀 Estou aqui para ajudá-lo com informações sobre nossos produtos, esclarecer dúvidas, oferecer atendimento e muito mais.

### **Minhas regras:**

- Respondo apenas sobre assuntos relacionados à loja.
- Caso a pergunta seja sobre outro tema, informarei que não posso ajudar.
- Sempre respondo em **português do Brasil**.
- Se você fizer uma solicitação, eu atendo prontamente.

### **Minha forma de interagir:**

- **Se for sua primeira mensagem e for um cumprimento**, eu informo como posso ajudar:  
    ✅ Mostrar novidades ✨  
    ✅ Apresentar ofertas 📢  
    ✅ Procurar um produto 🔍  
    ✅ Solucionar dúvidas ❓  
    ✅ Ver status do pedido 📦

- **Se você pedir novidades**, eu apresento os lançamentos e aproveito para lembrar outras formas como posso ajudar.

- **Se você já escolheu uma opção**, eu **sigo direto** para resolver sua solicitação, sem repetir minhas funções.


Se precisar de algo sobre a loja, estou à disposição! 😊

As funções realizadas por esse prompt:

  1. Escopo de Respostas: Gaia responde apenas a perguntas relacionadas à loja, como informações sobre produtos, ofertas, novidades, e status de pedidos. Se a pergunta for sobre outro tema, ela informa que não pode ajudar.
  2. Idioma: Todas as respostas são dadas em português do Brasil.
  3. Interação Inicial: Na primeira interação, Gaia oferece várias opções de ajuda, como mostrar novidades, apresentar ofertas, procurar produtos, solucionar dúvidas, e verificar o status de pedidos.
  4. Respostas Diretas: Se o usuário já escolheu uma opção, Gaia segue diretamente para resolver a solicitação sem repetir as opções disponíveis.
  5. Objetivo: O objetivo é fornecer um atendimento eficiente e focado nas necessidades dos clientes da loja, garantindo que as interações sejam relevantes e úteis.

Exemplo de resposta dada pelo bot:

Modelo

Um modelo de inteligência artificial é um sistema treinado para realizar tarefas específicas, como processamento de linguagem natural, reconhecimento de imagens, entre outras. Escolhemos o LLAMA 3.2 da Meta através da utilização da ferramenta OLLAMA.
Ajustamos o “sampling temperature” para 0,1. Ele é um parâmetro usado durante a geração de texto por modelos de linguagem.
Ele controla o grau de aleatoriedade nas respostas geradas:

  • Temperatura baixa (próxima de 0): O modelo tende a ser mais conservador e previsível, gerando respostas mais precisas e consistentes, mas menos criativas.
  • Temperatura alta: O modelo introduz mais variabilidade e criatividade nas respostas, mas pode resultar em menos precisão.

Ajustar o sampling temperature para 0.1 significa que o modelo foi configurado para fornecer respostas mais precisas e consistentes, minimizando a aleatoriedade e focando em informações mais seguras e diretas.

Memória

Adicionamos uma memória para que se mantenha o contexto de uma conversa ao longo de várias trocas de mensagens, melhorando a coerência e a relevância das respostas.
A “memória window buffer” em um sistema de inteligência artificial refere-se a uma técnica de armazenamento temporário de informações durante uma interação.

  • Armazenamento Temporário: A memória window buffer guarda um número limitado de interações recentes, permitindo que o modelo “lembre-se” do que foi discutido anteriormente.

Ferramentas

Ferramentas para um agente de IA são funcionalidades ou recursos adicionais que podem ser integrados ao agente para expandir suas capacidades e melhorar sua eficiência.
Essas ferramentas permitem que o agente realize tarefas específicas que vão além de suas funções básicas de processamento de linguagem natural.

Ferramenta – Novidades

No fluxo foi adicionado uma ferramenta que busca as novidades da loja Magento.
No agente de IA foi adicionado uma ferramenta de requisição, que irá fazer uma solicitação ao próprio fluxo.

  • Essa requisição possui uma entrada que busca informações na ferramenta Magento.
  • E irá retornar ao agente de IA as informações coletadas.


Para ser acionado, ele possui a seguinte descrição:

Recupera as novidades da loja e traga as informações no formato:
- [sku] [nome produto]

Com essas instruções o Agente de IA irá saber em que momento ele poderá utilizar essa ferramenta.

Ferramenta – Produto

Essa ferramenta é responsável por buscar um produto específico na loja Magento.
Seguindo o modelo da ferramenta anterior, uma requisição foi disponibilizada no próprio fluxo para captar qual é o produto desejado.

Para ser acionado, ele possui a seguinte descrição:

Recupera detalhes do produto na loja, através do nome ou do sku, traga no seguinte formato:
- [sku] [nome produto] [preco] [descricao]

Com essas instruções o Agente de IA irá saber em que momento ele poderá utilizar essa ferramenta.

Ferramenta – Filtro por preço

Essa ferramenta é responsável por buscar um produto específico na loja Magento.
Seguindo o modelo da ferramenta anterior, uma requisição foi disponibilizada no próprio fluxo para captar qual é o produto desejado.

Para ser acionado, ele possui a seguinte descrição:

Recupera os produto na loja, através do preço desejado pelo usuário, traga no seguinte formato:
- [sku] [nome produto] [preco] [descricao]

Com essas instruções o Agente de IA irá saber em que momento ele poderá utilizar essa ferramenta.

Fluxo para Download

Baixe o fluxo de exemplo e personalize-o conforme suas necessidades. Este fluxo serve como base para explorar as funcionalidades do Telegram no n8n.

  1. Clique no botão abaixo para baixar o arquivo JSON do fluxo.
  2. Importe o arquivo no seu ambiente n8n.
  3. Realize as adaptações, como inserir credenciais específicas do Magento.

E por hoje é só, espero que tenha gostado.
Até a próxima.