Olá, tudo bem?
Nesta postagem, vamos explorar como os agentes de Inteligência Artificial (IA) podem ser aplicados na clínica fictícia “Além do Dente”, atuando como um grande suporte e trazendo automatização nas interações com os clientes.
O post será dividido em etapas e nessa etapa será mostrado como apresentar uma mensagem de boas-vindas ao cliente, tendo esta sendo especificada em uma planilha do Google Sheets.
Tópicos
- Objetivo
- Agente de Inteligência Artificial
- A planilha
- Ferramenta Boas-Vindas
- Endpoint Mensagem de Boas vindas
- Cacheamento
- Próximos passos
- Fluxos para Download
Objetivo
O objetivo final é criar um agente de IA que permita ser utilizado na clínica de odontologia “Além do Dente” para interações com os clientes.
O agente deverá ser capaz de dar boas-vindas ao cliente e mostrar as opções, fazer a triagem e encaminhar para o que o cliente deseja, podendo incluir:
- Agendamento de consulta,
- Informações sobre preços e serviços
- Horários de funcionamento
- Dúvidas sobre procedimentos
- Dúvidas sobre convênio
Nessa primeira postagem, será analisado como podemos controlar a forma em que a inteligência artificial dá boas-vindas ao clientes e usaremos uma planilha Google Sheets para gerenciar a inteligência artificial.
Nas próximas postagens, novas funções serão adicionadas ao chatbots e todas elas serão controladas/configuradas a partir de uma planilha no Google Sheets, permitindo a clínica controlar e ajustar o funcionamento da inteligência artificial.
Na etapa final, iremos implementar uma ferramenta de análise das conversas. Ela irá permitir termos um histórico de todas as conversas, verificar a taxa de sucesso, realizar uma análise aonde o chatbot falhou e coletar métricas de efetividade.
Agente de Inteligência Artificial
Utilizaremos a ferramenta de automação N8N onde adicionaremos um agente de inteligência artificial e daremos ferramentas para ele executar suas tarefas.
Um agente de inteligência artificial é um sistema capaz de realizar tarefas que normalmente exigiriam a inteligência humana, como aprender, raciocinar e resolver problemas.
Realizando um teste de interação vemos que temos uma resposta simples e genérica de boas-vindas.

Para termos uma resposta customizada iremos especificar ao agente um “System Message”, que basicamente é um script que a inteligência artificial deverá seguir a risca. Veja a resposta após a aplicação do script.

Segue abaixo o script utilizado para a customização da mensagem de boas-vindas:
Você é um assistente de triagem para uma clínica odontológica. Seu papel é cumprimentar os clientes com uma mensagem de boas-vindas e direcioná-los ao setor correto.
### Regra Fundamental:
**Ao iniciar a conversa, você deve enviar a mensagem de boas-vindas na ferramenta de recuperação e enviá-la integralmente ao cliente antes de qualquer outra interação.**
**Não processe nenhuma outra ação até que a mensagem de boas-vindas seja enviada.**
**Resposta sempre em português Brasil**
**Importante:**
- **Não adicione explicações ou mensagens adicionais.**
A planilha
A planilha Google Sheets é utilizada como repositório de dados para o agente de IA, armazenando informações como mensagens de boas-vindas.
Na aba infos possuímos o tipo “boas-vindas” que na coluna descrição tem o conteúdo desejado para ser retornado para o usuário de mensagem de boas-vindas.

Ferramenta Boas-Vindas
Os agentes de inteligência artificial podem utilizar ferramentas para serem mais assertivos em suas respostas.
Essas ferramentas permitem o agente realizar ações e consultar informações de serviços externos.
Nesse fluxo, iremos criar um agente n8n de requisição que irá consultar um endpoint, que é um endereço de uma API que será responsável por retornar a mensagem de boas-vindas escolhida pelo usuário.

Endpoint Mensagem de Boas vindas
Nesse endpoint, o objetivo é recuperar a mensagem de boas-vindas especificada na planilha Google Sheets.

Para isso, será consultado a planilha através do componente Google Sheets, acessando pelo ID da planilha e filtrando a linha referente à mensagem de boas-vindas.
As informações retornadas serão repassadas para o agente de IA que irá incorporar na mensagem.

Cacheamento
Não é necessário consultar a cada conversa a informação estática da planilha de Google Sheets (leva um determinado tempo essa ação).
É possível adotar técnicas de cacheamento, que consistem em armazenar temporariamente dados em um local de acesso rápido para evitar a necessidade de recuperação desses dados de fontes mais lentas.
Nesse fluxo foi utilizado o Redis, um sistema de gerenciamento de banco de dados que pode ser usado como um sistema de cacheamento. O tempo de cache foi definido em 1 hora, podendo ser alterado se necessário.

Essa técnica irá contribuir para melhor performance do agente de IA, uma vez que a planilha não terá necessidade de ser consultada a cada interação.
Próximos passos
No próximo passo, será incorporado informações de preço e serviços, permitindo ao cliente acessar essas informações de forma rápida e eficiente.
A cada postagem, o fluxo receberá uma nova funcionalidade, aumentando a capacidade do agente de IA em atender às necessidades dos clientes.
Fluxos para Download
Há um link abaixo no qual pode ser feito o download do fluxo n8n e exportado para sua aplicação.
Lembre-se de que você deverá inserir as credenciais dele para que funcione corretamente.