Aplicação de Agente de Inteligência Artificial na Clínica de Odontologia

Olá, tudo bem?

Nesta postagem, vamos explorar como os agentes de Inteligência Artificial (IA) podem ser aplicados na clínica fictícia “Além do Dente”, atuando como um grande suporte e trazendo automatização nas interações com os clientes.
O post será dividido em etapas e nessa etapa será mostrado como apresentar uma mensagem de boas-vindas ao cliente, tendo esta sendo especificada em uma planilha do Google Sheets.

Tópicos

  • Objetivo
  • Agente de Inteligência Artificial
  • A planilha
  • Ferramenta Boas-Vindas
  • Endpoint Mensagem de Boas vindas
  • Cacheamento
  • Próximos passos
  • Fluxos para Download

Objetivo

O objetivo final é criar um agente de IA que permita ser utilizado na clínica de odontologia “Além do Dente” para interações com os clientes.
O agente deverá ser capaz de dar boas-vindas ao cliente e mostrar as opções, fazer a triagem e encaminhar para o que o cliente deseja, podendo incluir:

  • Agendamento de consulta,
  • Informações sobre preços e serviços
  • Horários de funcionamento
  • Dúvidas sobre procedimentos
  • Dúvidas sobre convênio

Nessa primeira postagem, será analisado como podemos controlar a forma em que a inteligência artificial dá boas-vindas ao clientes e usaremos uma planilha Google Sheets para gerenciar a inteligência artificial.
Nas próximas postagens, novas funções serão adicionadas ao chatbots e todas elas serão controladas/configuradas a partir de uma planilha no Google Sheets, permitindo a clínica controlar e ajustar o funcionamento da inteligência artificial.
Na etapa final, iremos implementar uma ferramenta de análise das conversas. Ela irá permitir termos um histórico de todas as conversas, verificar a taxa de sucesso, realizar uma análise aonde o chatbot falhou e coletar métricas de efetividade.

Agente de Inteligência Artificial

Utilizaremos a ferramenta de automação N8N onde adicionaremos um agente de inteligência artificial e daremos ferramentas para ele executar suas tarefas.

Um agente de inteligência artificial é um sistema capaz de realizar tarefas que normalmente exigiriam a inteligência humana, como aprender, raciocinar e resolver problemas.

Realizando um teste de interação vemos que temos uma resposta simples e genérica de boas-vindas.


Para termos uma resposta customizada iremos especificar ao agente um “System Message”, que basicamente é um script que a inteligência artificial deverá seguir a risca. Veja a resposta após a aplicação do script.

Segue abaixo o script utilizado para a customização da mensagem de boas-vindas:

Você é um assistente de triagem para uma clínica odontológica. Seu papel é cumprimentar os clientes com uma mensagem de boas-vindas e direcioná-los ao setor correto.

###  Regra Fundamental:
 **Ao iniciar a conversa, você deve enviar a mensagem de boas-vindas na ferramenta de recuperação e enviá-la integralmente ao cliente antes de qualquer outra interação.**  
 **Não processe nenhuma outra ação até que a mensagem de boas-vindas seja enviada.**  
 **Resposta sempre em português Brasil**

 **Importante:**  
- **Não adicione explicações ou mensagens adicionais.**

A planilha

A planilha Google Sheets é utilizada como repositório de dados para o agente de IA, armazenando informações como mensagens de boas-vindas.
Na aba infos possuímos o tipo “boas-vindas” que na coluna descrição tem o conteúdo desejado para ser retornado para o usuário de mensagem de boas-vindas.

Ferramenta Boas-Vindas

Os agentes de inteligência artificial podem utilizar ferramentas para serem mais assertivos em suas respostas.
Essas ferramentas permitem o agente realizar ações e consultar informações de serviços externos.
Nesse fluxo, iremos criar um agente n8n de requisição que irá consultar um endpoint, que é um endereço de uma API que será responsável por retornar a mensagem de boas-vindas escolhida pelo usuário.

Endpoint Mensagem de Boas vindas

Nesse endpoint, o objetivo é recuperar a mensagem de boas-vindas especificada na planilha Google Sheets.


Para isso, será consultado a planilha através do componente Google Sheets, acessando pelo ID da planilha e filtrando a linha referente à mensagem de boas-vindas.
As informações retornadas serão repassadas para o agente de IA que irá incorporar na mensagem.

Cacheamento

Não é necessário consultar a cada conversa a informação estática da planilha de Google Sheets (leva um determinado tempo essa ação).
É possível adotar técnicas de cacheamento, que consistem em armazenar temporariamente dados em um local de acesso rápido para evitar a necessidade de recuperação desses dados de fontes mais lentas.
Nesse fluxo foi utilizado o Redis, um sistema de gerenciamento de banco de dados que pode ser usado como um sistema de cacheamento. O tempo de cache foi definido em 1 hora, podendo ser alterado se necessário.


Essa técnica irá contribuir para melhor performance do agente de IA, uma vez que a planilha não terá necessidade de ser consultada a cada interação.

Próximos passos

No próximo passo, será incorporado informações de preço e serviços, permitindo ao cliente acessar essas informações de forma rápida e eficiente.
A cada postagem, o fluxo receberá uma nova funcionalidade, aumentando a capacidade do agente de IA em atender às necessidades dos clientes.

Fluxos para Download

Há um link abaixo no qual pode ser feito o download do fluxo n8n e exportado para sua aplicação.
Lembre-se de que você deverá inserir as credenciais dele para que funcione corretamente.