Parte 2 – Cartões de Memória – Comunicando-se com a API

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Vamos seguir no desenvolvimento do nosso projeto híbrido de cartões de memória utilizando o N8N e uma API.

Caso você não tenha visto a primeira postagem, o projeto consiste em uma aplicação de cartões de memória, no qual pode facilitar os estudos através da memorização por repetição. A primeira postagem está disponível aqui:

Nessa postagem iremos nos comunicar com a API realizando operações de criação, leitura e remoção de informações. Iremos utilizar a funcionalidade de subfluxo para simplificar ao máximo e termos separado e reaproveitada cada parte de nossa aplicação.


Tópicos

  • Anteriormente
  • Criando as categorias
  • Criação de novos Usuários
  • Criando um novo caderno de revisão
  • Gerando uma sessão

Anteriormente

Na postagem anterior vemos como rodar a aplicação (API) e comunicar com ela. Criamos um fluxo com o nome “Request (requisições)” que será reutilizado por outros para fazer a comunicação com a nossa API.
A primeira postagem está disponível aqui:

https://alemdoscript.com.br/automacoes/2025/parte-1-cartoes-de-memoria-um-hibrido-de-n8n-com-uma-api/: Parte 2 – Cartões de Memória – Comunicando-se com a API

Criando as categorias

As categorias são grupos que organizam os flashcards por temas ou assuntos. Por exemplo, você pode ter categorias como “Matemática”, “História” ou “Biologia”.
Elas ajudam a estruturar o conteúdo, facilitando a localização e o estudo de tópicos específicos.

Criamos fluxo que será responsável por criar e selecionar categorias na aplicação. Utilizaremos ele toda vez que precisarmos realizar ações referentes a categorias.

A estrutura do fluxo é a seguinte, na entrada temos duas opções:

  • When Executed by Another Workflow
    • Porta de entrada quando for chamado por um outro fluxo, nesse momento vai ser esperado três variáveis:
      • name: O nome da categoria
      • description: A descrição da categoria (opcional)
      • action: create / recover. Irá definir qual ação será realizada, se é criação ou recuperação de informações.
  • When clicking ‘Test workflow’
    • Permite testarmos o funcionamento simulando informações para os diferentes tipos de ações.
    • Temos duas caixinha próximas a ele (example_create, example_recover) que podem serem ligadas para simular o funcionamento de cada tipo de ação no fluxo.
  • Switch
    • Analisa se é uma ação de criação ou recuperação de dados.
  • Caixinhas create_categories e get_categories
    • Utilizam o subfluxo criada na postagem anterior no qual passando os parâmetros (path, method e data) mostram como deve ser realizada a requisição para a API, simplificando o processamento.

Criação de novos Usuários

Este processo permite que novas pessoas se registrem na aplicação, criando uma conta pessoal.
Ter contas de usuário permite personalizar a experiência de estudo, salvando o progresso, preferências e histórico de revisão. Isso também possibilita que cada usuário tenha suas próprias categorias e cadernos de revisão.

Criamos fluxo que será responsável por criar e selecionar usuários na aplicação. Utilizaremos a mesma estrutura do fluxo acima, realizando chamadas para o subfluxo de requisições.


Criando um novo caderno de revisão

Um caderno de revisão é uma coleção de flashcards que o usuário pode criar para estudar um conjunto específico de informações.
Os cadernos de revisão permitem que os usuários agrupem flashcards de acordo com suas necessidades de estudo, como preparar-se para um exame específico ou revisar um tema particular. Isso ajuda a manter o estudo organizado e focado.

Criamos fluxo que será responsável por criar e selecionar cadernos na aplicação.
Nesse subfluxo iremos implementar algumas funcionalidades, iremos considerar que não vamos receber um código da categoria, iremos receber o nome da mesma.

O trabalho de buscar código e trazer as informações será feita pelo subfluxo de categorias, reaproveitando essa parte no funcionamento do fluxo, com isso teremos as informações necessárias para a criação do caderno e qual categoria ele pertence.


Gerando uma sessão

Uma sessão é um período de tempo dedicado ao estudo dos flashcards. Durante uma sessão, o usuário revisa os flashcards de um caderno ou categoria específica.
As sessões ajudam a estruturar o tempo de estudo, permitindo que o usuário se concentre em revisar o material de forma sistemática.
Elas também podem incluir funcionalidades como temporizadores ou estatísticas de desempenho, ajudando o usuário a monitorar seu progresso e eficiência.

Criamos fluxo que será responsável por criar e selecionar sessões na aplicação.
Podemos no futuro adicionar validações na existência do caderno e do usuário, com essa parte isolada no futuro podemos adicionar somente nesse fluxo validações que garantam que a seção será criada com sucesso.


Fluxos para Download

Disponibilizamos abaixo o fluxo N8N para download, ele pode ser facilmente importado na sua aplicação. Basta entrar em um novo fluxo do N8N selecionar “…”, escolher “Importar de arquivo” e selecionar o arquivo que você baixou.

Lembre-se de inserir as credenciais corretamente para que o fluxo funcione conforme esperado.